Você quer ganhar mais, se tornar um artesão conhecido e ter mais clientes, certo? Então, que tal contar com a ajuda do Facebook? Mais do que uma rede social para manter contato e fazer novos amigos, nela você pode aprender como vender mais. E é isso que vamos apresentar no post de hoje.
A partir de agora, você saberá realmente como vender no Facebook e usá-lo como uma forma de atrair e conquistar novos clientes. Além de poder fidelizar os consumidores para quem você já vende.
Muitos revendedores já usam essa estratégia. E você, vai ficar para trás? Aproveite e veja a seguir algumas dicas práticas para alcançar o sucesso!
SAIBA COMO VENDER NO FACEBOOK
1. CRIE UMA FANPAGE
Você pode divulgar os produtos que vende diretamente no seu perfil de Facebook, mas o ideal é ter uma fanpage, ou seja, uma página específica para isso. É bom deixar claro que você não precisará pagar nada nem fazer grandes investimentos de tempo.
Basta você acessar o seu perfil e no menu “Páginas”, que está do lado esquerdo, clicar em “Criar página”. Depois você deve escolher “Marca ou Produto” e colocar a categoria e o nome.
Pronto! Você já tem uma fanpage. Aí é só tirar umas fotos, colocar alguns posts e convidar seus amigos e clientes para curti-la. A vantagem é vender diretamente pela rede social e poder divulgar a página em outros locais da internet, como algum grupo relacionado aos produtos ou até mesmo no grupo do condomínio em que mora, por exemplo.
2. ATUALIZE A FANPAGE
Depois de criada, é importante atualizá-la com certa frequência. Se você não consegue criar uma postagem diária, faça isso pelo menos três vezes por semana. Ter criatividade e colocar perguntas, que chamam a atenção dos clientes, também é recomendado.
Dica: vale a pena postar fotos sempre que possível, porque as imagens conquistam o olhar dos consumidores.
3. FAÇA PROMOÇÕES
Quem é que não gosta de uma promoção? Essa é uma das melhores formas de vender mais e fazer os clientes conhecerem produtos novos ou aqueles que não são muito vendidos.
Então, aposte na promoção sempre para atrair clientes. Por exemplo: oferecer 10% de desconto para aniversariantes é algo que não impacta muito a sua renda e pode trazer muitos negócios no futuro. Oferecer um desconto ou brinde para novos clientes é outro incentivo para as compras de pessoas que ainda não a conhecem. Outra ideia é criar promoções para datas comemorativas. Por exemplo: dar um brinde para compras acima de R$ 100,00 no Natal.
4. ANUNCIE OS SEUS PRODUTOS
Essa é uma dica que fará você ter que investir um pouquinho. Mas acredite: vale a pena. O Facebook possui um sistema de anúncios específico, o Facebook Ads. Ele é bastante simples e você conseguirá usá-lo mesmo que não conheça muito bem essa rede social.
A ideia do Facebook Ads é promover a sua fanpage e ajudar você a vender no Facebook. A vantagem é que você pode escolher o tipo de usuário que lerá o anúncio. Assim, você consegue, por exemplo, selecionar pessoas do seu bairro ou da sua cidade.
Elas podem curtir a sua fanpage, comprar os seus produtos e ainda se tornarem clientes fiéis. O melhor de tudo é que você pode realmente investir muito pouco no Facebook Ads. Com R$ 10,00 ou R$ 20,00 você já consegue ter um retorno. Ou seja, você não pode perder essa chance de atrair clientes! Escolha uma boa foto dos seus produtos, escolha o público da sua cidade e pronto, só clicar para criar o anúncio.
5. DEFINA OS SEUS OBJETIVOS
Para vender no Facebook, você precisa saber aonde quer chegar. Isso significa reconhecer quais são seus objetivos. Por exemplo: você deseja vender um produto novo? Divulgar mais os produtos que já vende e aumentar as vendas? Ou prefere atrair e fidelizar clientes?
A partir dessa definição, você consegue direcionar melhor os seus posts e fazer ajustes, caso identifique que não está atingindo seus objetivos.
6. TRACE UMA ESTRATÉGIA
A simples definição de objetivos não trará resultados. Você também deve traçar uma estratégia. Sendo um revendedor, você pode, por exemplo, verificar quais produtos vendem mais e devem ganhar mais destaque, quais os tipos de imagens são mais atraentes, o tipo de atendimento que oferecerá (se será mais focado no atendimento on-line ou se prefere ir ao encontro do cliente), etc.
Essa estratégia ajuda a delimitar todos os passos anteriores que trouxemos nesse post. Por exemplo: defina qual produto será anunciado, o tipo de promoção mais adequada, o estilo da fanpage e por aí vai.
7. OFEREÇA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO
Mostrar que está próximo dos clientes é a melhor forma de conquistá-los. Essa atitude gera confiança e estabelece um relacionamento mais próximo, aumentando as suas vendas como revendedor.
Sempre que um cliente deixar um comentário ou uma mensagem, responda o mais rápido que puder. Isso mostra que você está interessado e preocupado em conquistá-lo.
Se houver alguma reclamação, responda com respeito e informe que solucionará o problema ocorrido. Disponha-se a trocar o produto, devolver o dinheiro ou oferecer um brinde. Mostrar que você se preocupa, o fará ganhar muitos pontos com esse e outros consumidores.
Essas dicas ajudam a conquistar novos clientes e também manter os antigos. O resultado, claro, é o aumento das vendas. Assim, você garante o seu espaço como revendedor e passa a ter uma renda maior, contribuindo mais com a sua família.
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